DOENÇAS OCUPACIONAIS: estresse
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
LIDIANE DE FÁTIMA SILVA
DOENÇAS OCUPACIONAIS: estresse
PATOS DE MINAS
2013
LIDIANE DE FÁTIMA SILVA
DOENÇAS OCUPACIONAIS: estresse
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Núcleo Integral de Formação de Pesquisa Técnico Profissional – ADVICE como requisito para a obtenção do diploma do Curso Técnico em Segurança do Trabalho.
PATOS DE MINAS
2013
RESUMO
É comum ouvir as pessoas dizerem que estão estressadas, geralmente a grande maioria fica desnorteadas com a variedade de alterações físicas, pensamentos e emoções que acontecem com elas.
O estresse surge como consequência de esforços adaptativos da pessoa a sua situação existencial e as mudanças em seu ambiente familiar ou profissional. O estresse é considerado o mal do século, seus efeitos são tão negativos para as pessoas e para as organizações. As organizações e as equipes de trabalho estão propensas a ficarem estressadas. O estresse no ambiente de trabalho atrapalha o desempenho dos colaboradores, acarreta baixa produtividade e até prejuízo em alguns casos para as organizações.
De acordo com Molina (1996), o estresse pode ser definido como o resultado de uma situação de tensão aguda ou crônica que causa alterações físicas e emocionais no indivíduo. No decorrer deste trabalho será abordado o que é estresse, estresse no trabalho, causas do estresse e sintomas do estresse.
Palavras-chave: Estresse. Estresse no Trabalho. Doenças Ocupacionais.
ABSTRACT
It is common to hear people say they are stressed, usually the vast majority is bewildered by the variety of physical changes, thoughts and emotions that happen to them.
The stress arises as a consequence of adaptive efforts of the person to their