Doenças infecciosas e parasitárias
São doenças causadas por seres vivos ou seus produtos. Quando o ser vivo que causa a doença vive à custa de outro ser vivo que o abriga, estes são chamados, respectivamente, de parasita e hospedeiro. Muitas vezes, as DIP são confundidas com doenças contagiosas, mas nem todas as DIPs são contagiosas (p.ex. o tétano não é contagioso). A especialidade DIP, no Brasil, se originou da tradicional Medicina Tropical que trata das grandes doenças que assolam e assolaram o Brasil e o Mundo durante séculos (como a malária). A especialidade DIP procura (mas nem sempre consegue) se concentrar em questões urbanas como as infecções hospitalares, a síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA - AIDS), as endocardites infecciosas, as infecções transfusionais, etc. Como herança da Medicina Tropical a especialidade inclui ainda os acidentes e doenças causadas por animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiôes.
Classificação das Doenças
Adquiridas: Aquelas que o indivíduo contrai no meio em que vive, sem qualquer ação hereditária. Podem ser contraídas por ação de um agente físico (fogo, radioatividade, eletricidade, ultravioleta), químico (ácidos, detergentes, inseticidas, produtos químicos), mecânico (objetos traumatizantes ou biológico (vírus, bactérias, fungos, vermes).
Congênitas: Afecções decorrentes de desvios do desenvolvimento embrionário e aquelas que são transmitidas de mãe para filho por via placentária, como, por exemplo, a Eritroblastose Fetal e as mal-formações decorrentes da rubéola durante a gravidez.
Hereditárias: São aquelas transmitidas de uma geração a outra, unicamente, através dos genes ou em decorrência de alterações cromossômicas, como, por exemplo, a hemofilia, o diabetes e síndromes como a de Turner e a de Klinefelter. Epidemiologia
Estudo das doenças transmissíveis ou contagiosas. Podem ser:
Doença de Contágio Direto: Aquela que