Doenças do sistema digestório
DOENÇA DO ESÔFAGO
Hérnia de hiatoHérnia de hiato é a protrusão do estômago através do orifício pelo qual o esôfago atravessa o diafragma para penetrar na cavidade abdominal. Existe um músculo (músculo do esfíncter esofágico inferior) que se abre para permitir a passagem dos alimentos para o estômago e, então, se fecha para impedir que os ácidos estomacais subam para o esôfago. Qualquer alteração nesse mecanismo pode provocar o refluxo gastroesofágico e, consequentemente, azia, o sintoma mais comum da hérnia de hiato. Incidência A hérnia de hiato ocorre especialmente em pessoas mais velhas, obesas e em mulheres multíparas.
DOENÇA DO ESTÔMAGO Gastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. É provocada por diferentes fatores: • A bactéria Helicobacter pylorii foi encontrada no estômago de pacientes com gastrite ou úlcera. Não se sabe se a bactéria é responsável pelo aparecimento de gastrite ou úlcera, ou se ela encontra nos pacientes com essas doenças ambiente ideal para seu desenvolvimento; • Uso prolongado de ácido acetilsalicílico e de anti-inflamatórios; • Consumo de bebidas alcoólicas; • Gastrite autoimune, quando o sistema imune produz anticorpos que agridem o próprio organismo.
DOENÇA DO PÂNCREAS
Pancreatite aguda: pode ser causada pela migração deformação de pequenos cálculos biliares que obstruem a porção terminal do colédoco, interrompendo o fluxo das secreções pancreáticas. Essa obstrução provoca processo inflamatório intenso e aumento da glândula por causa do edema, ou seja, do acúmulo de líquido em seu interior. O álcool é causa frequente de pancreatites agudas.
Pancreatite crônica: o álcool ingerido em grandes quantidades e por tempo prolongado determina alterações no parênquima pancreático, caracterizadas por fibrose e endurecimento, com consequente atrofia do pâncreas.
DIVERTICULOSE
Diverticulose é a presença de pequenas bolsas que se projetam