Doenças Causadas por Nematelmintos
Ciclo de vida Os vermes adultos medem cerca de 15 mm de comprimento e se reproduzem no intestino dos cães e gatos. Os ovos são liberados junto com as fezes desses animais e as larvas surgem no solo aguardando a possibilidade de entrar através da pele de cães e gatos sadios e chegam ao intestino onde ficam adultos e reiniciam o ciclo de vida. Acidentalmente esses larvas, com cerca de 0,5 mm, entram através da pele humana não conseguem chegar ao intestino e ficam migrando sob a epiderme provocando linhas tortuosas.
Contágio e sintomas Ocorre acidentalmente quando as larvas livres no solo entram na pele humana. Provocam forte coceira e irritação na pele, principalmente durante a noite quando as larvas estão mais ativas. Existe cura fácil, bastando usar pomadas nos locais e em casos extremos usar vermífugos.
Profilaxia Evitar andar descalço. Não permitir que cães e gatos defequem em locais frequentados por pessoas. Tratar os animais doentes.
Tratamento
O tratamento para bicho geográfico é feito com a utilização de pomada ou com um remédio via oral. Uma das pomadas mais utilizadas no Brasil é a Tiabendazol. Basta aplicar a pomada na área afetada de 3 a 4 vezes por dia, todos os dias, durante aproximadamente 7 a 10 dias. Para casos mais graves, quando nota-se a presença de várias larvas na pele, caracterizado pela descontinuidade do "mapa" desenhado pelo parasita, indica-se o uso do comprimido Albendazol.
Triquinose Doença provocada pelo parasita Trichinella spiralis que parasitam o intestino delgado de diversos animais (porcos, ratos, ursos,