Doenças causadas por micoplasma
Artrite, Pneumonia, Mastite, Otite - O que estas doenças podem ter em comum?
A mastite é a doença usualmente associada com a presença do micoplasma no rebanho. Contudo, tem sido cada vez mais freqüente nos rebanhos leiteiros, a ocorrência de síndromes associadas à distúrbios respiratórios e artrite em animais adultos. Bem como, casos de otite associada à artrite e/ou pneumonia em animais jovens.
Nos últimos anos, houve um aumento da ocorrência do micoplasma nas fazendas produtoras de leite. O micoplasma é um organismo que apresenta uma diferença fundamental em relação à bactéria: não possui parede celular. Esta característica acarreta efeitos positivos e negativos. Muitos antibióticos utilizados na clinica veterinária atuam sobre a parede celular da bactéria, por isso no caso do ataque aos micoplasmas, estes antibióticos não são eficazes.
Da mesma forma, a falta da parede celular, dificulta também o reconhecimento do micoplasma pelo sistema imune do animal acometido, e com isso, não há uma resposta imediata eficiente, não ocorrendo também, uma resposta imune duradoura. Por outro lado, a falta da parede celular torna o micoplasma mais sensível ao meio ambiente, não sobrevivendo bem fora do organismo hospedeiro. Além disso, a ausência da parede celular aumenta a sensibilidade ao calor e aos desinfetantes.
As condições ambientais que favorecem a sobrevivência do micoplasma são a umidade associada a um ambiente pouco ventilado e quente; ambiente contaminado com restos de leite ou fluidos uterinos. Alguns animais com infecção crônica causada pelo micoplasma (úbere ou pulmão) são potenciais reservatórios no rebanho e quando ocorrem as condições ambientais favoráveis, aumenta a oportunidade de disseminação e ocorrência de novos casos.
O micoplasma é um organismo com caráter altamente contagioso e que pode desencadear várias doenças, dentre elas a mastite, problemas respiratórios, infecções oculares,