Doença
Leucemia linfoide crônica(LLC): afeta células linfoides maduras e se desenvolve vagarosamente. Afeta fígado e baço aumentando seu tamanho. Na medula óssea os linfócitos expulsam as células normais e produzem anemia e diminuição dos glóbulos brancos normais e das plaquetas no sangue. Leucemia mieloide crônica(LMC): afeta células mieloides e se desenvolve vagarosamente, a princípio, é uma anormalidade genética adquirida, conhecida como cromossomo de Filadélfia. Leucemia linfoide aguda(LLA): afeta células linfoides e agrava-se rapidamente. É a produção de linfócitos imaturos (linfoblastos) na medula óssea. Leucemia mieloide aguda(LMA): afeta as células mieloides e avança rapidamente. É o crescimento exagerado e descontrolado das células chamadas “blastos”, que não amadurecem e não desempenham sua função acumulando-se na medula óssea prejudicando a produção normal das células sanguíneas. Alguns sintomas podem ser anemias, infecções e hemorragias. O diagnostico pode ser feito através de um hemograma, mielograma ou pela biopsia da medula óssea.
A leucemia é classificada de acordo com o tipo de leucócitos que afetam, sendo chamadas de leucemia linfocítica, linfoblástica, ou linfoide, quando atinge os linfócitos; e leucemia mieloide, quando atinge os mielócitos.
Leucemia linfoide crônica(LLC): afeta células linfoides maduras e se desenvolve vagarosamente. Afeta fígado e baço aumentando seu tamanho. Na medula óssea os linfócitos expulsam as células normais e produzem anemia e diminuição dos glóbulos brancos normais e das plaquetas no sangue. Leucemia mieloide crônica(LMC): afeta células mieloides e se desenvolve vagarosamente, a princípio, é uma anormalidade genética adquirida, conhecida como cromossomo de Filadélfia. Leucemia linfoide