Doen A Psicossom Tica
As doenças psicossomáticas são problemas psicológicos que se transformam em doenças físicas. Ou seja, a pessoa tem problemas psicológicos e sofre tanto que o corpo acaba respondendo com alguma tipo de doença que realmente afeta parte do organismo. Mas como isso ocorre?
A hipófise, uma glândula que possui ligação com a região do hipotálamo no cérebro, é a responsável pelo mecanismo que desencadeia a doença, uma vez que ela produz hormônios que controlam todas as funções do organismo.
As emoções e sentimentos mais fortes são percebidos pelo hipotálamo, estas emoções alteram as funções do hipotálamo e sua conexão com a hipófise. As doenças respiratórias, de pele, circulatórias e gastrointestinais causadas ou agravadas pela tensão nervosa são resultados desta alteração. Sendo assim, pode-se dizer que as doenças psicossomáticas têm componente psíquico, a manifestação de doenças orgânicas é ocasionada por problemas emocionais.
O corpo possui suas próprias defesas, ou seja, ele manifesta, coloca para fora as emoções que às vezes a pessoa tenta esconder por meio de tremor, dores de barriga, gestos e travamento de dentes. Resfriado, herpes, enxaqueca, diarreia, psoríase e vitiligo são algumas dos doenças que podem ser causadas pela somatização de emoções e sentimentos do paciente. Por isso é normal ver uma pessoa que possui psoríase, por exemplo, não apresentar feridas quando está bem, quando está feliz.
Sintomas
As pessoas que somatizam e transformam toda a sua emoção e sentimento podem apresentar sintomas psicológicos, físicos e orgânicos. Dificuldade para reconhecer sentimentos, baixo estima, stress, tristeza, dor de cabeça, dor de barriga, náuseas, vômitos, enjoo, perda da consciência e perda do desejo sexual são alguns do sintomas da pessoa acometida por doenças psicossomáticas.
Em casos mais graves a pessoa pode ainda perder a consciência e aumentar o seu grau de irritabilidade. A somatização acarreta ainda todos os sintomas da resposta do