Docx - 2012
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
B27558-8 / Felipe Alberto Caetano Oliveira
B27555-3 / Adriano de Souza Paiva
B29951-7 / André Gustavo A. Alves
A42858-5 / Gustavo de Carli
- CRIPTOGRAFIA -
SÃO PAULO
2012
ÍNDICE
OBJETIVO
Fazer um programa que criptografe um texto, salve as informações em um disco removível para que posteriormente seja lido e descriptografado.
INTRODUÇÃO
A criptografia representa a transformação de informação inteligível numa forma aparentemente ilegível, a fim de ocultar informação de pessoas não autorizadas, garantindo privacidade.
A palavra criptografia tem origem grega (kriptos = escondido, oculto e grifo = grafia) e define a arte ou ciência de escrever em cifras ou em códigos, utilizando um conjunto de técnicas que torna uma mensagem incompreensível, chamada comumente de texto cifrado, através de um processo chamado cifragem, permitindo que apenas o destinatário desejado consiga decodificar e ler a mensagem com clareza, no processo inverso, a decifragem.
CONCEITOS DE CRIPTOGRAFIA
Há duas maneiras básicas de se criptografar mensagens: através de códigos ou através de cifras. A primeira delas procura esconder o conteúdo da mensagem através de códigos predefinidos entre as partes envolvidas na troca de mensagens. Imagine o exemplo onde em uma guerra, um batalhão tem duas opções de ação contra o inimigo: atacar pelo lado direito do inimigo ou não atacar. A decisão depende da avaliação de um general posicionado em um local distante da posição de ataque deste batalhão. É acertado que se for enviado uma mensagem com a palavra "calhau", o exército deverá atacar pela direita; se for enviada uma mensagem com a palavra "araçagy", não deve haver ataque. Com isso, mesmo que a mensagem caia em mãos inimigas, nada terá significado