Documento 41
TITO E CANTO, 2003).
São classificados em dois grupos: os equilíbrios homogêneos e os heterogêneos. Definimos, equilíbrio homogêneos como, aqueles em que todos os participantes estão em uma mesma fase, ou seja um sistema homofasico, e equilíbrio heterogêneo são aqueles em que os participantes estão em mais de uma fase, logo sistema heterogêneo.
Um sistema em equilíbrio continuará com sua composição inalterada enquanto não sofrer uma perturbação externa. Logo, se o mesmo reagir a alguma perturbação ao seu estado de equilíbrio, tem se o Princípio de Le Chatelier (1884) : “Quando um sistema reacional em equilíbrio químico sofre uma perturbação externa, este se deslocará no sentido de se contrapor à perturbação exercida sobre ele.” Os fatores que podem afetar a condição de equilíbrio de um sistema são: concentração, pressão, temperatura.
Hidrolise Salina;
É processo o qual o cátion e/ou ânion proveniente(s) de um sal reage(m) com a água, obtendo soluções ácidas ou básicas, logo produzindo soluções com diferentes valores de pH. O cianeto de sódio (NaCN) é utilizado sobretudo em mineração para extrair o ouro e a prata de seus minério, tomamos como exemplo, já que o mesmo e um sal de acido fraco e de base forte. Quando dissolvido em agua, sofre dissociação iônica, tornando a solução aquosa conter íons Na (aq) e íons CN(aq).
Podemos concluir que os íons cianeto reagem com a água e, e neste caso, recebem um íon H+ dela proveniente, originando HCN(aq), um ácido fraco. O processo é denominado hidrólise do íon cianeto.
O processo produz íons hidroxila, OH- aumentando a concentração desse íon na solução (comparada à água pura). O meio adquire caráter básico. Os íons sódio, provenientes da dissociação do sal, permanecem em solução sem reagir com a água.
NH4Cl é um sal de ácido