Document 3
"Uma nova civilização aparece agora aos olhos dos arqueólogos; as origens do mundo grego se tornam mais nítidas. As escavações apenas atingiram metade de Creta e já surgem mais de cem lugares de valor maior ou menos mas sempre interessantes. 'Minos não pode mais ser considerado como um simples mito. a ilha de cem cidades de que falava Homero não é produto da imaginação de um poeta, tornou-se realidade histórica'".
Só pra acrescentar, o nome "minóico" se deve ao fato de que todos os reis desta civilização se chamavam Minos. A lenda do Minotauro, crê-se, também deriva daí. À época em que se passa tal narrativa, a civilização cretense vivia uma fase econômica em que a criação de gados era fundamental (a origem do nome Minotauro viria daí, Minos+Taurus). Também, facilmente as pessoas se perdiam pelos grandes palácios cretenses, e estudos indicam que estes palácios eram decorados com machados chamados de Labyr (a idéia de labirinto pode vir daí). A parte da narrativa onde Teseu derrota o Minotauro deve significar o momento em que Atenas consegue vencer a Talassocracia cretense e obtém a hegemonia do mar Egeu. Os mitos, vale lembrar, não são mentira, mas verdades trabalhadas para fins de preservação da memória.
Outras fontes usadas para a civilização minóica e para a cultura grega são: a epigrafia (estudo sobre documentos oficiais gregos, como atos públicos e privados); a numismática (estudo sobre moedas que circulavam na Grécia); a papirologia (estudo de papiros, mais comuns no Egito, mas importante na literatura grega); e a literatura grega.
Espero ter ajudado, abraço.
3 - No cimo do Estado, a autoridade mais elevada é detida pelo conselho aos reis. Mas o conselho mesmo não é mais que a emanação das assembleias das tribos no seio