Document 1
Os gregos acreditavam que a Terra fosse chata e redonda, e que seu país ocupava o centro da Terra, sendo seu ponto central, por sua vez, o Monte Olimpo, residência dos deuses, ou Delfos, tão famoso por seu oráculo.
A morada dos deuses era o cume do Monte Olimpo, na Tessália. Uma porta de nuvem, na qual tomavam conta aas deusas chamas Estações, abria-se a fim de permitir a passagem dos imortais para a Terra e para dar-lhes entrada.
Zeus (Júpiter/Jove), embora chamado de pais dos deuses e dos homens, tivera um começo. Seu pai era Cronos (Saturno) e sua mãe era Ops(Réia). Cronos e Ops pertenciam à raça dos titãs, filhos da Terra e do Céu, que surgiram do Caos.
Cronos e Ops não eram os únicos titãs. Havia outros, cuos nomes eram Oceano, Hipérion, Iapeto e Ofín, do sexo masculino; e TêMIS, Mnemósine, Eurínome, do sexo feminino.
Ofín e Eurínome governavam o Olimpo, até serem destronados por Cronos e Ops.
Cronos, por sua vez, construiu a idade de ouro da inocência e da pureza, mas também era considerado um monstro por devorar seus filhos. O mesmo fazia tal ato por ser o deus do tempo, e assim como tudo tem um começo e um fim, Cronos devorava seus filhos para dar-lhes o final de suas vidas. Porém seu filho Zeus escapou deste cruel destino e, quando cresceu, desposou Prudência (Métis), e esta ministrou um medicamento a Cronos que o fez vomitar seus filhos e filhas. Zeus, juntamente de seus irmãos e irmãs, rebelou-se, então, contra Cronos e seus irmãos, os Titãs, venceu-os e aprisionou alguns deles no Tártaro.
Prometeu e Pandora
Antes dos seres criados o mar, a terra e o céu, todas as coisas apresentavam um aspecto que se dava o nome de Caos. A terra, o mar e o ar estavam todos misturados; assim, a terra não era sólida, o mar não era líquido e o ar não era transparente.
Um deus - não se sabe qual - tratou de empregar seus bons ofícios para arranjar e dispor as coisas a Terra. Determinou aos rios e lagos seus lugares, levantou montanhas, escavou vales,