Doc Normas Da Abnt
BIANCA AMORIM
CAROLINE PAULINO
KELLY ABREU
YNGRID CAVALCANTE
PRODUÇÃO LIMPA
SÃO PAULO – SP
2014
RESUMO
Este trabalho que aborda o tema de “Produção Mais Limpa” irá informar sobre seu conceito, atitudes básicas de acordo com Fernandes, objetivos, etapas, Conferência da Produção Mais Limpa e sua proposta, e por fim o SIGA que é o Sistema Integrado de Gestão Ambiental.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 CONCEITO 6
3 Atitudes Básicas 6
4 OBJETIVO 6
5 Etapas 7
6 A proposta da Conferência produção mais limpa 8
7 SIGA 9
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho o assunto “Produção Mais Limpa” que é uma estratégia para a prevenção ambiental nos processos industriais será abordado, juntamente com as atitudes básicas, seu principal objetivo, e suas etapas. Também será falado sobre o SIGA, que é o Sistema Integrado de Gestão Ambiental, suas exigências e leis.
2 CONCEITO
Em 1989, a expressão “Produção Mais Limpa” foi lançada pela UNEP (United Nations Environment Program) e pela DTIE (Divisionof Technology, IndustryandEnvironment) como sendo a aplicação contínua de uma estratégia integrada de prevenção ambiental a processos, produtos e serviços, visando o aumento da eficiência da produção e a redução dos riscos para o homem e o meio ambiente. A indústria brasileira descobre a Produção Mais Limpa na década de noventa, mais precisamente após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92. A partir desse novo paradigma, a poluição ambiental passa a ser sinônimo de desperdício nas empresas responsáveis, e seus processos passam por mudanças que buscam diminuir o consumo de água, energia e matérias-primas (BELMONTE, 2004, apud ARGENTA, 2007).
3 Atitudes Básicas
De acordo com o conceito proposto por Fernandes (2001), a Produção mais Limpa pressupõe quatro atitudes básicas. A primeira, e a mais importante, é a busca pela não geração de resíduos, através da racionalização das