Doc iniciante
Márcio Castro, Mateus Raeder e Thiago Nunes
11 de abril de 2007
Resumo
Invocação de Método Remoto (Remote Method Invocation - RMI) trata-se de uma abordagem Java para disponibilizar as funcionalidades de uma plataforma de objetos distribuídos, permitindo que um objeto que está rodando em uma Máquina Virtual Java invoque, remotamente, métodos de objetos que estão sendo executados em outra Máquina Virtual. Uma das vantagens oferecidas por esta abordagem é o fato de tornar transparente para o programador a comunicação das partes do sistema através de uma rede. Este artigo traz uma visão geral sobre os principais aspectos (do ponto de vista conceitual) desta tecnologia.
1
Introdução
Os primeiros computadores que foram produzidos, além de serem extremamente custosos, ocupavam prédios inteiros. Inicialmente eram somente utilizados em grandes laboratórios de universidades e indústrias. Sendo assim, para que o investimento com esta infraestrutura desse o retorno esperado, desejava-se que a máquina estivesse processando a maior parte do tempo possível. Estes computadores eram utilizados somente por operadores especializados e os jobs (trabalhos) eram processados seqüencialmente.
O problema do acesso restrito aos computadores, anteriormente citado, está vinculado a má utilização destes recursos: enquanto um job estava sendo desenvolvido, outros jobs não podiam ser processados. Além disso, a execução de jobs interativos, compostos de ações interdependentes, consumia muito tempo.
A m de superar estes problemas, surge então o conceito de tempo compartilhado (time sharing ), compartilhando o uso do computador entre diferentes usuários, por determinada fatia de tempo [1].
O advento do conceito de tempo compartilhado foi o primeiro passo para a computação distribuída devido ao fato de prover dois importantes conceitos muito utilizados [1]: compartilhamento simultâneo de recursos por diversos usuários e o acesso a