Do Requisito Ao Codigo
A Abordagem Orientada a Objeto
Vladimir Ilitch T. M. de Castro
C077920 – CEDES/RJ vladimir.castro@caixa.gov.br DO REQUISITO AO CÓDIGO
VLADIMIR ILITCH T. M. DE CASTRO
C077920 – CEDES/RJ
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento orientado a objeto de um projeto de software enquanto explica os diferentes passos desta construção. Para fins didáticos, construiremos uma ferramenta para o desenvolvimento e manutenção de software. Esta irá possuir as funcionalidades constantes de duas ferramentas utilizadas internamente na empresa, a saber, o Rational ClearQuest e o
Rational ClearCase da IBM e visa ser uma ferramenta auxiliar à Gerência de
Configuração e Mudança.
A primeira parte dedica-se aos requisitos necessários para a construção da ferramenta e como esta deve ser feita e também a análise das informações utilizando conceitos, técnicas e ferramentas da metodologia orientada a objetos, que busca abordar o mundo real como tal.
A segunda parte apresenta a solução encontrada para a construção da ferramenta, a definição da estrutura de dados e os procedimentos de implementação da ferramenta desenvolvida, além das informações para a construção do esquema do banco de dados utilizado pela ferramenta.
2
DO REQUISITO AO CÓDIGO
VLADIMIR ILITCH T. M. DE CASTRO
C077920 – CEDES/RJ
Engenharia de Requisitos
A Engenharia de Requisitos faz parte da Engenharia de Software, sendo a disciplina que procura sistematizar o processo de definição de requisitos. Aborda um ponto fundamental do desenvolvimento de software: a definição do que produzir.
As atividades da engenharia de requisitos vão desde a idéia de desenvolver um sistema de software até a modelagem conceitual do que se vai construir. Entre as atividades da engenharia de requisitos, temos:
•
•
•
•
Obtenção de requisitos
Análise de requisitos
Validação de requisitos
Gerenciamento de requisitos (mudança de requisitos)
O Requisito é uma condição ou capacidade