Do herpes e suas implicações audiológicos
Herpes and its hearing implications: a literature review
Larissa Cristina Schuster (1), Ceres Buss (2)
695
RESUMO
Tema: herpes e audiologia. Objetivo: realizar revisão teórica principalmente sobre os vírus herpes simples tipo 1, herpes simples tipo 2 e varicela-zoster, bem como sobre seus efeitos na audição humana. Esses se constituem nos tipos de vírus herpéticos humanos de maior relevância para a área da Audiologia dentro da ciência da Fonoaudiologia e, no entanto, são pouco conhecidos e estudados, especialmente no Brasil. Métodos: realizou-se pesquisa em bases de dados eletrônicas nacionais e internacionais, incluindo SciELO, MEDLINE e LILACS, a partir da seguinte combinação de descri- tores: herpes simplex/zoster X hearing loss ou deafness. Foram selecionados estudos publicados desde a década de 90 até os dias atuais, relevando-se aqueles que contivessem maior valor informa- tivo, contribuindo para os objetivos do presente trabalho. Conclusão: os vírus herpéticos estudados apresentam estreita relação com distúrbios auditivos, independentemente da idade em que o sujeito é acometido.
DESCRITORES: Herpes Zoster; Herpes Simples; Perda Auditiva; Surdez
INTRODUÇÃO
O Herpes é um vírus pertencente à família Herpesviridae, a qual engloba todos os oito vírus herpéticos humanos existentes, sendo eles: vírus herpes simples tipo 1, herpes simples tipo 2, vari- cela-zoster, Epstein-Barr, citomegalovirus e vírus herpes humanos tipos 6, 7 e 8. Cientificamente, todos possuem a designação comum de herpes- virus humano, sendo que o determinante da dife- rença entre eles é a numeração que sucede a deno- minação e varia de 1 a 8 1.
Estes vírus podem infectar diferentes e variados tipos de células e possuem características biológi- cas particulares, apresentando-se como a princi- pal delas o rápido crescimento em cultivo celular. São também particularidades do herpes: a ampla gama de possíveis