DNP3
Este protocolo faz uso simplificado do modelo OSI/ISO denominada EPA
(Enhanced Performance Aschitecture), utilizando apenas três camadas: Aplicação,
Enlace e Física; entretanto, o DNP3 possui a necessidade de utilização de algumas funções da camada de transporte e rede, neste caso, tem-se a chamada PseudoCamada de Transporte (REYNDERS, 2005). Na Tabela 4 é apresentada uma breve explanação das camadas que o DNP3 faz uso.
A Pseudo-Camada de Transporte algumas vezes corresponde de forma limitada à camada de transporte, atuando de modo a garantir a entrega dos dados de forma transparente, ponto-a-ponto, de mensagens inteiras incluindo a 40
segmentação e remontagem dos dados e correção de erros; e à camada de rede com o intuito de controlar o fluxo dos pacotes de dados e o roteamento das mensagens (DNP, 1997).
Juntamente com a camada de aplicação a pseudo-camada faz a quebra de mensagens superiores a 249 octetos. Para cada pacote de dados é inserido um único byte de Function Code que indica se o pacote da camada de enlace é o primeiro da mensagem, o último, ou ambos (no caso em que não há fragmentação da mensagem) (CURTIS, 2000).
Quanto ao tipo de mensagem o DNP3 utiliza dois tipos de mensagens, sendo com ou sem confirmação. Quando se trabalha mensagens com confirmação a prioridade é dada à confiabilidade dos dados e quando as mensagens são sem