dnkjshf
410 palavras
2 páginas
Aula Prática de Química Tecnológica IProfessor Henrique Mourão
1 – Dissolução exotérmica ocorre quando a energia liberada para separar as partículas do soluto for menor que a energia liberada na solvatação. Neste caso acontece liberação de energia para o meio externo e este será aquecido. A dissolução de hidróxido de sódio na água aquece o recipiente da dissolução, logo é um processo de dissolução exotérmica.
2 – Sim, quando a energia absorvida para separar as partículas do soluto for maior que a energia liberada na sua solvatação. Nesse caso, o meio externo sofrerá um resfriamento, pois perderá energia para o meio onde ocorre a dissolução.
3 – A concentração em quantidade de matéria é a relação entre a quantidade de matéria do soluto, medida em mols, e o volume da solução em litros. Essa concentração em medida em mols por litro (mol/l).
4 – a) Substância higroscópica são aquelas que têm capacidade de absorção de água elevada.
b) Substância deliquescente tem característica higroscópica e dissolve na própria água absorvida.
c) Transferência de um material de um recipiente pra outro seguindo todo um procedimento.
5 - Porque as vidrarias, como os balões, que apresentam precisão em suas medidas, são calibradas para determinadas temperaturas, Isto quer dizer que somente naquela temperatura é que o volume medido será corretamente aquele que é mostrado. Quando estão quentes, se você colocar soluções em balões ou outras vidrarias de precisão, elas podem fazer com que o vidro dilate, e perca a precisão de medida e a calibração. Além disso, a própria solução estárá dilatada enquanto estiver quente. Por isso, você deve esperar que a solução esteja na temperatura da calibração da vidraria para trsnferi-la para o recipiente.
6 – O teste de fenolftaleína indica o pH, se é ácido ou básico. Quando se adiciona fenolftaleína em uma solução incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor. Exemplo: se adicionarmos solução de fenolftaleína em