Dna da igreja
Comunidades cristãs transformando o mundo. 1. A obra
Muzio Rubens, O DNA da Igreja. Comunidades cristãs transformando a nação. Editora Esperança. Curitiba/PR, 2010.
2. O autor da obra
Rubens Ramiro Muzio é bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul, de Campinas/SP, Mestre em Teologia Pastoral pelo Calvin Theological Seminary, em Michigan e Doutor em Teologia Pastoral pelo Westminster Theological Seminary com validação pela PUC – Rio. É autor e organizador dos livros Revolução Silenciosa I, Revolução Silenciosa II, O DNA da Liderança Cristã e co-autor do livro O Pastor Urbano.
3. Resumo da obra
O livro “DNA da Igreja. Comunidades cristãs transformando a nação” é constituído de quatro partes: 1) Principios teológicos, 2) Princípios eclesiologicos, 3) Principios missiológicos e 4) Princípios metodológicos, num total de sete capítulos e trezentos e onze páginas. Nesta obra o Dr. Rubens Múzio visa abordar assuntos referentes ao verdadeiro papel da Igreja cristã em relação ao meio onde ela está inserida.
Nela, ao autor fala acerca do enfraquecimento da igreja por falta de uma teologia “sadia”, a busca por uma cosmovisão bíblica de mundo, a contribuição da igreja para a sociedade, as marcas, funções e ministérios dela e processos práticos para guiar líderes em plantação e crescimento de igrejas.
No capítulo 1, Rubens Muzio começa sua obra falando da importância de uma busca de uma visão cristã de mundo, ele afirma que a igreja se enfraquece em decorrência de não levar em conta uma teologia mais “robusta”. Segundo ele, “Como poderíamos formar igrejas teologicamente saudáveis apenas enfatizando a prosperidade financeira, autoajuda psicológica e culto de libertação? É possível que igrejas numericamente crescentes atraiam multidões ao mesmo tempo em que distorcem a Palavra de Deus? Sem dúvida, inadequação ministerial e irrelevância cultural derivam da falta de profundidade bíblica e teológica.
O capítulo 2 nos