DMA Acesso Direto a Memoria
Ana Paula Carvalho
Vanderlei Guerrero
Pós Graduação Gestão de Negócios – Inovação e Competitividade
2
O DMA (Acesso Direto à Memória) é um recurso usado na transferência de dados, diretamente entre dispositivos de E/S e memória RAM.
Este recurso que contem na placa mãe, nos permite que os periféricos acessem diretamente a memória RAM.
O DMA ameniza a lentidão de um dispositivo de E/S, pois um
“hardware” dedicado responde mais rapidamente sem interrupções, e o tempo de transferência é curto. Logo, a quantidade de memória temporária necessária nos dispositivos de E/S é menor.
Além disso, o DMA também diminui a carga do processador, pois ela
não tem que executar instrução alguma para transferir dados. Portanto, o processador não é usado para gerenciar a transmissão e fica disponível para outras atividades.
3
Isto é ainda mais importante em sistemas nos quais o microprocessador opera primariamente na sua memória “cache”, neste caso a transferência ocorre em paralelo, logo o desempenho geral do sistema é melhorado.
Portanto o DMA faz com que, ao invés de interromper o programa em execução de tempos em tempos (quando ocorre as paradas num processamento de um programa) ele não interrompa de maneira nenhuma, e também ganha na
economia de tempo da CPU.
Grandes Instituições e Universidades utilizam DMA em seus dia-a-dia, Petrobrás,
Itaú, Bradesco, YPF, Bolsa de Valores e Corretoras de Valores.
4
Utilização de DMA em uma corretora de valores
O DMA (Acesso Direto ao Mercado) é um modelo de conexão oferecido pela Bolsa
(BM&F Bovespa), por intermédio de uma Corretora, que permite ao investidor acesso direto ao ambiente de negociação para execução de ordens em tempo real, com agilidade e segurança.
Negociar em DMA tem como base o preço e profundidade dos mercados subjacentes. A natureza da DMA envolve uma verificação automática de margens e desde que a
operação seja válida, as corretoras colocam a ordem na bolsa.
Importante ressaltar que como