Divisao celular - Mitose
O ciclo celular é divido por duas etapas, a intérfase e a mitose. A intérfase é o período de crescimento e metabolismo pleno da célula, com intensa atividade genética e produção de proteínas. A mitose é um processo de reprodução celular que ocorre em uma grande parte das células durante parte do ciclo celular.
A mitose nos seres pluricelulares é responsável pelo crescimento, em função ao aumento do numero de células e reposição das células mortas. Nos seres unicelulares a mitose possui o papel da reprodução em si, gerando dois seres idênticos a partir de um. São divididas em prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Segue exemplos, com imagens obtidas através de uma câmera em laboratório, a partir da análise feita em células de raiz de uma determinada cebola.
Ciclo celular
O ciclo celular em organismos multicelulares é controlado por proteínas altamente específicas, denominadas de fatores de crescimento. Os fatores de crescimento regulam a proliferação celular através de uma rede complexa de cascatas bioquímicas que por sua vez regulam a transcrição gênica e a montagem e desmontagem de um sistema de controle. São conhecidas cerca de 50 proteínas que atuam como fatores de crescimento, liberados por vários tipos celulares. Para cada tipo de fator de crescimento, há um receptor específico, os quais algumas células expressam na sua superfície e outras não. O ciclo Celular é dividido em quatro ciclos, g1 com duração de 12 horas, S com duração de 7 a 8 horas, G2 durando 3 a 4 horas e a mitose com duração de uma a duas horas, totalizando 24 horas. A progressão ordenada do ciclo celular depende de fatores positivos, que estimulam a continuidade do ciclo, e fatores negativos, capazes de parar o ciclo em um determinado estágio.
A divisão celular é fundamental, não só para a reprodução, como também para a manutenção da integridade física dos organismos e da sua própria vida.
INTÉRFASE
A interfase é a fase