Diversos
No ano de 1947, alguns engenheiros trabalharam para melhorar o sistema de comunicação tornando-o mais fácil e eficiente. Eles tentaram criar um sistema que fosse capaz de realizar a comunicação utilizando um aparelho sem fio. A ideia era ótima, porém devido as limitação da tecnologia da época não foi possível realizar tal feito. Somente no ano de 1973 é que a tão brilhante ideia foi colocada em prática.
No dia 03 de Abril de 1973 o cientista Martin Cooper em plena Sexta Avenida, em Nova Iorque entrou para a história ao realizar a primeira ligação de um aparelho móvel, isso antes de entrar para uma coletiva de imprensa para anunciar o primeiro celular. O ilustre Martin Cooper ligou para a Bell Labs uma divisão da operadora AT&T na época e disse: "Estou ligando para você para saber se minha voz está clara aí do outro lado da linha". o aparelho da Motorola DynaTAC que pesava aproximadamente 1 quilo e sua bateria era capaz para realizar uma ligação de até 20 minutos. Martin Cooper e o aparelho DynaTAC.
Os primeiros aparelhos
O aparelho usado por Martin Cooper era apenas um protótipo e por isso não estava a venda. Somente dez anos depois em 1983 é que a Motorola disponibilizou para a venda nos estados Unidos o aparelho DynaTAC 8000x, um aparelho não tão portátil, assim como o protótipo pesava quase 1 quilo, e por este motivo era desenvolvido para ser instalado em carros. O seu preço de venda era bem alto fazendo com que o aparelho não fosse tão popular, custava cerca de quatro mil dólares, um valor altíssimo para o ano de 1983.
Mas não demorou muito para que a segunda geração de aparelhos fosse apresentada, logo no inicio dos anos 90 as fabricantes de celulares já tinham criado aparelhos num tamanho aceitável e que fosse possível transportar sem que tivesse um problema na coluna.
A segunda geração durou até aproximadamente ao ano 2000, e também revolucionou nas tecnologias utilizadas oferendo mais do que a possibilidade de falar.