Diversos
Ênfase: estrutura
Enfoque: objetivos-resultados
Histórico: O termo Administração por objetivos foi introduzido popularmente por Peter Ferdinand Drucker em 1954 em seu livro “ The Practice of Management” ( A prática da administração).
Peter F. Drucker nasceu em Viena, realizou seus estudos na própria Áustria e Inglaterra, em 1937, foi morar nos Estados Unidos da América, onde realizou sua vida profissional. Foi executivo de bancos e de companhias de seguro, passando depois a ser professor universitário.
Nesta época fez um trabalho na General Motors, iniciado em 1943, em que elaborou o primeiro estudo estruturado e detalhado a respeito do funcionamento de uma grande organização.
Em 1954, ele formulou o conceito de administração por objetivos ou, simplesmente APO, que é uma metodologia para reestruturar a organização, possibilitando que superiores e subordinados, conjuntamente, estabelecessem seus próprios objetivos. Após Peter Drucker a APO continuou a desenvolver-se por intermédio de outros teóricos como: George Odiorne em 1965: Aperfeiçoou a medição quantitativa dos objetivos das organizações.
Douglas Murray McGregor em 1967: Introduziu a abordagem qualitativa na administração por objetivos, visando o desenvolvimento profissional das pessoas
John W. Humble em 1969: Alocou os objetivos no contexto do planejamento e das estratégias das organizações. Pressupostos: * Mudanças ambientais. * Definição dos objetivos. * Descentralização. * Autocontrole.
Conceito: A APO consiste, basicamente, num processo que requer a identificação e descrição precisas de objetivos (a atingir) e prazos para conclusão e monitorização. Tal processo exige que o gestor e o funcionário concordem no que a administração pretende atingir no futuro e que todos desempenharão as suas funções em função dos objetivos (de outra forma se conseguirá a noção de compromisso).
Características:
1-