Diversos
A Psicomotricidade nada mais é que se relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade. A Psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.
O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor.
SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PSICOMOTORES: engatinhar, rolar, balançar, dar cambalhotas, se equilibrar em um só pé, andar para os lados, equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão e materiais variados (passeios ao ar livre), etc.....
A psicomotricidade se estrutura em três pilares: o que fazer (emocional), o poder fazer (motor) eo saber fazer (cognitivo). Qualquer desequilíbrio em um desses pilares pode provocar desestruturação no processo de aprendizagem da criança.
No Projeto Movimento e Aprendizagem na Educação Infantil, realizado na Escola Municipal Bernardo Guimarães, os professores utilizam de alguns exercícios psicomotores, veja abaixo as sugestões:
Atividades para esquema corporal: (mímica, escultura, desenhar, pintar ou montar partes do corpo).
Atividades de coordenação motora global: (andar, rolar, engatinhar, relaxar, correr, chutar bolas).
Coordenação motora fina: (modelar, rasgar, amassar, recortar, colar, pintar).
Atividades de orientação temporal e espacial: (atividades rítmicas, andar de olhos fechados, arremessar e quicar bolas, andar sobre