Diversos
SIMBIOSE E ORIGEM DO CLOROPLASTO * Todos os fotossintetizantes têm clorofila a envolvida no processo. Ela é encontrada no cloroplasto de todos os organismos. * A semelhança destes cloroplastos sugere uma origem comum. Porém, diferem tanto nas características, que não poderiam ter se originado de uma só relação simbiótica. Logo, não se trata de organismos diretamente correlacionados entre si. * Algumas algas estão mais próximas de alguns protozoários do que de outras algas e vice-versa.
CARACTERÍSTICAS DAS DIVISÕES * Divisões que contém seres autótrofos nos protistas, diferem: * Quanto à natureza de seus flagelos. * Características bioquímicas * Pigmentação * Substâncias de reserva * Componentes de parede celular. * Nomes relacionados à cor dos pigmentos acessórios. * Papel dos pigmentos acessórios – contribuir com energia absorvida da luz.
- Substâncias de reserva distintas. * Alguns, refletindo ancestral, ingerem partículas sólidas como alimento, exatamente como os grupos que não adquiriram cloroplastos simbioticamente durante a evolução.
Algas
* Em todos os corpos de água, pequenas células fotossintetizantes (fitoplâncton) e minúsculos animais (zooplâncton) ocorrem como plâncton suspenso (planktos=errante). * O fitoplâncton (algas planctônicas) é base de cadeia alimentar para organismos que vivem nos oceanos ou em corpos de água doce. * Tem sido usado cada vez mais como “forragem” para suportar o crescimento de camarões, mariscos e outros frutos do mar comerciáveis.
Características Gerais * Organismos Fotoautotróficos. * Diferenciam-se das plantas por não necessitarem de sistema vascular para transporte de nutrientes. * Muitas são móveis. * A coloração também é muito variada: verdes, amarelas, vermelhas, pardas, azuis, castanho, douradas etc. * A reprodução é tão variada quanto às formas e cores, envolvendo mecanismos