diversos
2 DESENVOLVIMENTO A Diversidade Cultural presente em nosso di-a-dia, convida-nos a conviver com diferenças de todas as ordens, exigindo de todos nós a tolerância e o respeito ao diferente, mas não é fácil aceitar essa diversidade, pois homens e mulheres vivem e pensam de formas diferentes. Além das diferenças genéticas, existem diferentes modelos dos quais construímos nossas crenças, valores, costumes, assim o certo ou o errado podem ter significados diferentes a partir da cultura em questão.
O exemplo das diferenças existentes entre as crenças, valores e costumes de cada indivíduo, podemos contatar na Figura 01 que o Brasil é uma grande exemplo dessa diversidade.
Figura 01: Diversidade cultural no Brasil
No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira.
O Centro-Oeste brasileiro tem sua cultura representada pelas cavalhadas e procissão do fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
As representações culturais no Norte do Brasil estão nas festas populares como o círio de Nazaré e festival de Parintins, a maior festa do boi-bumbá do país.
No Sudeste, várias festas populares de cunho religioso são celebradas no interior da região. Festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, com destaque para a peregrinação a Aparecida (SP), congada, cavalhadas em Minas Gerais, bumba meu boi, carnaval e peão de boiadeiro.
O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. Algumas cidades ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a festa da uva (cultura italiana) e a