Diversos
O termo ciência vem do latim scientia, que significa "conhecimento". Assim, como ponto de partida, podemos definir ciência como campo de atividade humana que se dedica à construção de um conhecimento sistemático e seguro a respeito dos fenômenos do mundo.
Por que dissemos "sistemático e seguro"? Porque, como já vimos, a palavra conhecimento pode ser usada no sentido geral (Lato sensu) e em sentido restrito (Stricto sensu), que é o conhecimento sólido, bem fundamentado. Trata-se daquilo que os gregos chamavam de episteme, tipo de conhecimento que interessa à ciência. Por isso, a investigação sobre o conhecimento obtido pela ciência é conhecida como epistemologia.
OBJETIVOS DA CIÊNCIA
Costuma-se dizer que é para tornar o mundo compreensível, proporcionando ao ser humano meios para prever situações e exercer o controle sobre a natureza.
Será isso possível? Será que a ciência alcança a compreensão que pretende e o faz sem uso da força?
MÉTODO CIENTÍFICO
A palavra método vem do grego méthodos, que quer dizer “caminho para chegar a um fim”. O método científico é definido como um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes.
Veja o que é preciso fazer para uma teoria ser aceita no mundo científico:
Observação
Não é preciso ser um cientista para ter este hábito: o de observar, todos nós fazemos isso o tempo inteiro. Uma observação pode ser feita a olho nu (simples) ou pode exigir a utilização de instrumentos mais avançados. Mas a diferença ao se estudar Ciências, é que as observações precisam ser precisas e cuidadosas, nos mínimos detalhes.
Hipótese
É uma possível explicação para um fenômeno e também deve ser testada por um grande número de experimentos. Primeiramente, o pesquisador deve propor idéias lógicas ou suposições para