Diversos
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCEITO gerais e tipos de unitização 4
2.2 CUSTOS E SEGURANÇA na unitização de cargas 4
2.2.1 VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS PALETES......................................6
2.2.2 VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS CONTÊINERES 7
2.2.3 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA LINGAS 8
2.2.4 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UNITIZAÇÃO 9
2.2.5 FRETE NA UTILIZAÇÃO DE CARGAS 10
2.2.6 CUBAGEM NA UNITILIZAÇÃO DE CARGAS 10
3 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13 1 INTRODUÇÃO
Carregar, descarregar e movimentar materiais é além de uma atividade, um esforço que boa parte das empresas realiza em suas atividades e operações de funcionamento.
São, contudo, operações que nada ou pouco agregam qualquer valor ao produto confeccionado, armazenado ou estocado, e que para complicar ainda possuem custos, elevados às vezes. São fator decisivo na competitividade das empresas e alvo de observação em termos da relação “custo x produção”.
Assim, uma das alternativas reduzir esse custo é a chamada “unitização de cargas”. Trata-se de um processo de utilização de embalagens, caracteristicamente terciárias, com intuito de promover o deslocamento mais adequado de cargas a um esforço consideravelmente menor e a um custo condizente.
Essa forma de gerenciar as operações é comum e vem sendo empregada por várias empresas. Gera-se maior retorno de capital, o que contribui com a maximização de resultados, e por que não dizer a geração de lucro, ampliam margens de segurança reduzem o lead time de produção e facilitam o manuseio de produtos.
Em seguida iremos relatar quais são os meios mais utilizados de unitização, apontando suas vantagens e desvantagens que as empresas se optam atualmente.
2 CONCEITO GERAIS E TIPOS DE UNITIZAÇÃO
A unitização consiste na operação de união de mercadorias