diversos
18/03/2013 15:54:00
A estatística é a tecnologia da ciência e deve, portanto, estar presente em todas as etapas de uma pesquisa. A pesquisa científica é um mecanismo de reflexão que busca, por meio da crítica, respostas para problemas ainda não selecionados. A pesquisa científica é constituída de várias etapas que visam o planejamento e a execução de um experimento. Essas etapas são detalhadas da seguinte forma:
a) Coleta dos dados;
b) Crítica dos dados;
c) Tratamento dos dados;
d) Apresentação dos dados;
e) Análise e Interpretação dos dados;
f) Conclusão
a) Coleta dos dados
O primeiro passo em uma pesquisa científica ou levantamento estatístico é o planejamento, no qual define-se o problema que será o centro da pesquisa. Após a definação do problema, é realizada a coleta dos dados, ou seja, é dado o início à coleta das informações numéricas necessárias à descrição do problema. A coleta dos dados pode serde forma direta ou indireta.
A coleta é designada direta quando os dados são coletados pelo próprio pesquisador por meio de inquéritos ou questionários, ou seja, quando leva em consideração informações ditas de registro obrigatório. São considerados exemplos a coleta de dados como nascimentos, casamentos e óbitos.
A coleta direta de dados pode ser classificada relativamente ao fator tempo em:
• Contínua
A coleta de dados direta contínua é aquela feita continuamente.
Exemplos: coleta de dados de nascimento, óbitos e a de freqüência dos alunos às aulas.
• Períodica
A coleta direta periódica é aquela realizada em intervalos constantes de tempo.
Exemplos: Censos e as avaliações mensais dos alunos.
• Ocasional
A coleta direta ocasional é aquela feita extemporaneamente. Tem como finalidade atender a alguma necessidade de urgência.
Exemplos: casos de epidemias.
Já a coleta é dita indireta quando realizada levando em consideração informações conhecidas, obtidas pela coleta