diversos
Nado Peito
Historia
O nado de peito é executado por séculos. Especula-se que o movimento de pernas associado ao nado de peito originou-se de banhistas imitando os "chutes" dos sapos na água. O nado de peito teve sua estreia nos jogos olímpicos como um nado individual em 1904, durante os jogos de St.
Louis. Experimentos para aumentar a velocidade do nado de peito executados independentemente pelo treinador David Armbruster e pelo nadador Jack Sieg eventualmente levaram ao desenvolvimento do nado borboleta. Hoje, o nado de peito é um nado com rígidos requisitos para sua execução quando em competição.
Técnica do Peito
O Estilo peito é uma das modalidades de natação de menor velocidade e de mais difícil coordenação, porém é a que possibilita maior comodidade ao praticante.
Regulamentação: O corpo do nadador deve ser mantido sobre o peito;os ombros devem estar paralelos a superfície da água;todos os movimentos de pernas e braços devem ser simultâneos e no mesmo plano horizontal;as mãos devem ser empurradas para frente e trazidas para traz na superfície ou abaixo;os pés devem estar voltados para fora durante o movimento para traz ; não é permitida a batida de pernas do golfinho.
Posição do Corpo
O corpo deve estar aerodinâmico e horizontal;quadril em uma posição horizontal;não há flexão exagerada do quadril , o que acarretaria elevação das nádegas;ombros alinhados na superfície da água;o movimento dos braços tem o efeito de elevar a cabeça do nadador acima do nível da água.
Ação das pernas
Como o estilo gera propulsão? Inicia-se com os pés em flexão dorsal e abertura lateral; movimento unidirecional e simultâneo;movimento como uma chicotada para aumentar o efeito propulsor; rotação de mais ou menos 90 graus como uma hélice propulsora; a flexão dorsal dos pés é fundamental;a inversão dos pés na recuperação é que