diversos
Aerogel
É conhecida como a "fumaça sólida". Trata-se em realidade da ovelha negra dos sólidos, um sólido transparente tão leve como o ar mas que suporta mais de mil vezes seu próprio peso e resiste a 1.300 ºC.
Nanotubos de carbono
As novas estrelas da ficção científica e dos cientistas que sonham com um elevador que nos leve ao espaço. Os nanotubos são moléculas com forma de cilindro, corpo geométrico que lhes garante ser a microestructura mais resistente do mundo, 300 vezes mais que o aço. Ademais, por sua peculiar forma, os nanotubos podem conduzir por seu interior fluxos de outros átomos ou de elétrons.
Ferro-fluído
Diferentemente dos fluídos não-newtonianos que são elementos instáveis entre os sólidos e os líquidos e que adotam o comportamento de um ou de outro segundo como são manipulados. Os ferro-fluidos, ao contrário, são metais líquidos e frios que mudam de forma de acordo às ondas eletromagnéticas presentes no ambiente, e criam caprichosas figuras como você pode ver neste post.
Metamateriais
Chamam-se assim a todos os materiais que devem suas propriedades físicas não a sua composição química senão ao desenho de sua estrutura. Sua maior exploração é na área óptica, porque possuem índices de refração negativos, ou seja, não curvam a luz e as ondas eletromagnéticas de forma predizível: a onda propaga-se no sentido inverso ao que a energia incide sobre eles; é muito raro. Este fenômeno torna possível usá-los para construir lentes de aumento tão potentes e livres de distorção que podem amplificar a nível visível o campo magnético de um objeto. Também são usados para fazer alinhamento do raio laser na construção de hologramas de alta resolução, e ademais começam a utilizá-lo para a fabricação de mantos de invisibilidade. Também, alguns metamateriais, possuem índices de refração negativa de ondas sonoras que futuramente poderão ser aplicados em tecnologias de anti-som.