diversos
Carla Catarina
Felipe Andrade
Laís Carteado
Eliana Araújo
Ubirajara Silva
Estudo de Caso apresentado a Professora Sueila Araújo como cumprimento das atividades da disciplina Ciências dos Materiais.
1 INTRODUÇÃO
Características do material:
Os principais tipos de resinas poliméricas são poliéster, viniléster e epóxida. A resina epóxida apresenta elevadas propriedades mecânicas e térmicas, sendo superior as demais. Os materiais mais utilizados atualmente para a fabricação de bicicletas são o aço, o alumínio e a fibra de carbono.
A fibra de carbono é o mais resistente de todos os materiais citados e 1/3 mais rígido que o próprio aço. Outra qualidade importante é que se caracteriza por ser anticorrosivo e o procedimento de construção do quadro enquanto ao sistema de união ou solda dos tubos exige certa precisão, mas nenhuma dificuldade, procedendo o sistema de solda da tecnologia aeroespacial.
Os quadros construídos com a fibra de carbono e a resina que une as fibras recebem o nome de "composites". Se os quadros construídos a base de fibra de carbono se reforçam com fibra de vidro, aumentam ainda mais a rigidez.
Quando se utilizam materiais compósitos de fibras de carbono, a sua resistência e módulo de elasticidade podem ser orientados de modo otimizado para minimizar a massa final. Além da resistência e rigidez, as fibras de carbono possuem excelente resistência à fadiga, características de amortecimento de vibrações, resistência térmica e estabilidade dimensional. As fibras de carbono possuem também boa resistência elétrica e térmica e são quimicamente inertes, exceto quanto à oxidação (Callister,1997).
A bicicleta em análise tem como objetivo principal o uso profissional por conta da sua composição em plástico com fibra de carbono, que possui como característica leveza, resistência, rigidez e alto limite a fadiga.
A fissura no quadro da bicicleta pode ter decorrido a partir das