DIVERSOS
Em um mundo globalizado onde as mudanças são rápidas e profundas no ambiente econômico, exige-se que o planejamento e o controle das atividades de rotina vividas pelas empresas sejam incorporados às novas tecnologias, possibilitando competir no mercado com maior credibilidade, conseguindo sua expansão com gerenciamento das funções em nível competitivo.
Nossa empresa foi criada, visando o atendimento e crescimento do produtor rural, bem como o desenvolvimento sócio econômico da região. Através deste estudo, foi possível observar a importância da utilização de controles gerenciais em uma organização e também o uso de ferramentas adequadas na execução dos mesmos. Além disso, nesse estudo abordamos a necessidade de o administrador acompanhar o desempenho da empresa através de sua capacidade de geração de caixa antes da tomada de alguma decisão, seja investimento, seja ampliação e ou mera informação.
O planejamento estratégico - parte necessária e essencial na administração vem auxiliando os tomadores de decisões, pois através dela o administrador fixa a direção, focaliza o esforço, define a organização e provê a consistência.
Neste estudo foram utilizadas algumas ferramentas das quais através delas podemos buscar grandes investimentos e aumentar de maneira considerável o retorno aos acionistas.
Para a realização do trabalho de conclusão de curso optamos pela criação de uma Cooperativa que atuará na venda de insumos agropecuários, produtos diversos relacionados a ramo da atividade, como: produtos veterinários, óleos e lubrificantes, graxas, pneus, sementes, defensivos agrícolas, adubos e fertilizantes e principalmente no recebimento e comercialização de grãos.
2. CONSTITUIÇÃO DE UMA SOCIEDADE COOPERATIVISTA
A Lei Nº 5.764 de 16 de dezembro de 1971, defini a política nacional de cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas, e dá outras providencias.
2.1 Da Política Nacional de Cooperativismo
Art. 1º