Diversos
Disciplina: Sociologia
Professor: Jefferson
Politica no Brasil
Aluno: David Alan n°10 Serie: 3°B
Aluna: Luana Coutinho n°24 Serie: 3°B
Aluna: Luana da Silva n°25 Serie: 3°B
Aluna: Mayara Santos n°29 Serie: 3°B
Aluna: Tabalha Thayna n°36 Serie: 3°B
Aluna: Talita Feitosa n°37 Serie: 3°B
Aluna: Andressa Pires n°42 Serie: 3°B
São Paulo, 21 de Setembro de 2013
Sistema político
O Brasil é uma República Federativa Presidencialista, formada pela União, estados e municípios, em que o exercício do poder é atribuído a órgãos distintos e independentes, submetidos a um sistema de controle para garantir o cumprimento das leis e da Constituição.
Governo Federal Brasão de Armas do Brasil, um dos quatro símbolos da República Ampliar
O Brasil é uma República porque o Chefe de estado é eleito pelo povo, por período de tempo determinado. É Presidencialista porque o presidente da República é Chefe de estado e também Chefe de governo. É Federativa porque os estados têm autonomia política.
A União está dividida em três poderes, independentes e harmônicos entre si. São eles o Legislativo, que elabora leis; o Executivo, que atua na execução de programas ou prestação de serviço público; e o Poder Judiciário, que soluciona conflitos entre cidadãos, entidades e o estado.
O Brasil tem um sistema político pluripartidário, ou seja, admite a formação legal de vários partidos. O partido político é uma associação voluntária de pessoas que compartilham os mesmos ideais, interesses, objetivos e doutrinas políticas, que tem como objetivo influenciar e fazer parte do poder político.
Sistema federativo
O Brasil possui vinte e seis estados e um Distrito Federal, indissolúveis, cada qual com um Governador eleito pelo voto direto para um mandato de quatro anos renovável por mais quatro, assim como acontece com os Prefeitos. Tanto os estados quanto os municípios têm apenas uma casa parlamentar: no nível estadual os