Diversidade E Exclus O
A escola ao fazer esse processo de exclusão impondo uma única ordem para todos os alunos sem tratar com especificidade cada aluno, ela acaba esquecendo que por si só ela é uma representação de uma sociedade, ou seja assim como a sociedade a escola ela é composta por uma diversidade de vidas. Se a escola se apropriar da diversidade ela tem a chance de enriquecer se como instituição pois a mesma poderia aprimorar de modo positivo as exigências que a modernidade traz para o ambiente escolar.
De acordo com Sacristán (p. 23), “a diversidade significa ruptura ou abrandamento da homogeneização que uma forma monolítica de entender o universalismo cultural trouxe consigo”, pode se questionar o papel da escola enquanto entendimento acerca da diversidade. Como a escola e seu corpo docente percebem a sala de aula? Homogênea ou heterogênea? Existe homogeneidade no atual momento? E a própria homogeneidade, é possível acontecer quando temos bilhões de pessoas com suas identidades únicas?
Isso faz acreditar que a escola apesar de pregar a igualdade, ela interiormente normatiza e iguala tudo pois não trata com singularidade cada ser humano, abandonando sonhos, desejos e vidas. Pratica se a homogeneidade, assumindo as ações, regras e os ensinamentos. A