Diversidade e Desigualdade
INTRODUÇÃO
A diversidade e a desigualdade caminham de mãos dadas. A compreensão da diferença entre diversidade e desigualdade, deveria ser a primazia dos indivíduos que formam uma sociedade. O respeito e a consciência de que cada um é um ser único, que todos têm sua real importância, que os seres humanos biologicamente são iguais, a valorização individual de cada grupo, deveria ser arquitetada no projeto educativo, bem como na política e nas áreas sociais.
DIVERSIDADE BIOLÓGICA E CULTURAL
Os dois aspectos fundamentais do ser humano são a diversidade biológica e a diversidade cultural. Os fundamentos da biológica são sustentados pela própria natureza humana, ou seja, aquilo que já nasce com o homem. Em contra partida, a cultural se ampara a partir de aspectos envolvidos no método de produção da cultura, aquilo que lhes é ensinado ou imposto pelos costumes de uma sociedade.
• A dimensão biológica e cultural: a diversidade biológica refere-se às características físicas, já a diversidade cultural refere-se aos hábitos e as idéias dos indivíduos. Essas duas diversidades estão totalmente ligadas e sempre relacionadas, porém, o preconceito insere-se na diversidade cultural, gerando aí a desigualdade.
• A desigualdade na sociedade contemporânea se desencadeia principalmente pela distribuição errônea de renda a uma população. Em meio ao capitalismo, onde a sociedade é desordenada, sempre haverá o privilégio da minoria abastada, que leva consigo as maiores fatias educacionais e econômicas do país.
• É exatamente nessa junção de elementos que a diversidade interfere de maneira direta na desigualdade. Nesse contexto, diversos pontos diferenciados são abertos, gerando assim a desigualdade. Observamos como exemplos: a pobreza, a raça, os costumes, a segurança, entre outros. Todos esses fatos que acometem uma sociedade e os que nela vivem. Trazem o preconceito individual