Diversidade cultural no brasil
Grupos que formaram o Brasil: colonização, povos africanos, povos indígenas e imigrantes no final do século XIX.
Etnia: conceito associado a uma referencia e/ou origem comum de um grupo (povo). São grupos que compartilham dos mesmos laços linguísticos, intelectuais, morais e culturais.
Grupos étnicos no Brasil: exemplos - tribos indígenas.
Conceito de raça e práticas racistas: as teorias raciais do século XIX (a ideia de evolucionismo) e o racismo no século XX e XXI.
Racismo no Brasil e as políticas de ações afirmativas.
Etnicidade: é a mobilização política e social de determinados grupos étnicos em prol de seus direitos e valores do grupo, na defesa de sua identidade sócio-cultural.
Exemplo: a mobilização e luta pela igualdade de oportunidades no trabalho e na educação, distribuição de renda, contra a discriminação étnica-racial (racismo) que os negros travam no Brasil.
Ações afirmativas: são medidas que buscam reparar ou minimizar o racismo e a exclusão social que afetam os negros e descendentes retirando as oportunidades de ingresso nas universidades e nos concursos públicos.
Etnocentrismo: atitude de superioridade e desprezo que um grupo social, uma sociedade ou um povo tem em relação a outros grupos.
(Um capítulo importante da história do Movimento Negro no Brasil).
A ORIGEM DO MOVIMENTO NEGRO DO BRASIL
Publicado em 27 de Jun de 2014 por Redação (Revista Raça Brasil).
Conheça as origens do Movimento Negro Unificado
TEXTO: Mariana Brasil
Era 18 de junho de 1978 quando Robson Silveira da Luz, um feirante negro de 27 anos, foi acusado de roubar frutas em seu local de trabalho. Levado para o 44º departamento de polícia de Guaianazes, zona leste de São Paulo, foi torturado e morto por policiais militares sob a chefia do delegado Alberto Abdalla. Semanas depois, um grupo de 4 jovens foi impedido de jogar vôlei no hoje extinto Clube de Regatas tietê. Fazia 90 anos da abolição da escravatura.
Em resposta a esses