Ditadura
GABRIELA MANI DE SOUZA
RESUMO DITADURA NO BRASIL
SÃO PAULO
2013
FACULDADE DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA, GASTRONOMIA E TURISMO DE SÃO PAULO
GABRIELA MANI DE SOUZA
RESUMO DITADURA NO BRASIL
Trabalho apresentado a disciplina de História do curso de Turismo como critério de avaliação, sob orientação do prof. Maria José.
SÃO PAULO
2013
A Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985.
Teve como características a falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
No golpe de 1964, tropas de Minas Gerais e São Paulo saem às ruas. Para evitar uma guerra civil, João Goulart, presidente no momento deixa o país e vai para o Uruguai. Os militares tomam o poder.
Em abril, é decretado o AI-1. Este cassa mandatos políticos de opositores ao regime militar e tira a estabilidade de funcionários públicos.
Castello Branco, general militar, foi eleito pelo presidente em abril de 1964. Em seu pronunciamento, declarou defender a democracia, porém ao começar seu governo, assume uma posição autoritária.
Estabeleceu eleições indiretas para presidente, além de dissolver os partidos políticos. Só estavam autorizados o funcionamento de dois partidos: Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Enquanto o primeiro era de oposição, de certa forma controlada, o segundo representava os militares.
A Constituição de 1967 confirma e institucionaliza o regime militar e suas formas de atuação.
Em 1967, assume a presidência o general Arthur da Costa e Silva, após ser eleito indiretamente. Seu governo é marcado por protestos e manifestações sociais. A oposição ao regime militar cresce no país. A UNE (União Nacional dos Estudantes)