ditadura militar
Guilherme Pampu
Leonardo Henrique Tasso
Disciplina: História Contemporânea – Trabalho.
Prof. Franscisco Ferraz.
Londrina
2013
O capitalismo industrial no século XIX enriqueceu a burguesia, mas por outro lado deixou milhares de pessoas sendo explorados por esse sistema. Essa situação motivou vários pensadores que pensaram numa melhor forma de organização da sociedade através do socialismo.
Os socialistas “assim chamados os que aderiram a ideia” acreditavam que o mundo poderia ser modificado pela boa vontade dos empresários ou pelo entusiasmo de algumas pessoas idealistas.
Os principais pensadores socialistas foram os alemães Karl Marx e Friedrich Engels, os pais do socialismo científico ou marxismo. Em seu livro ‘’O capital’’ Marx mostra como o capitalismo era um sistema cercado de injustiças, ainda segundo ele o capitalismo era um sistema injusto, pois somente uma parcela da sociedade saia ganhando enquanto a população em massa (os proletários) era extremamente explorada. Em sua outra obra ‘’Manifesto Comunista’’, ele propunha que o operariado acabasse com o Estado através da revolução e finalizasse a empresa privada de produção como as terras, as minas, as máquinas, as empresas em geral.
Na nova sociedade tudo seria a base da igualdade, onde tudo pertenceria a coletividade. Esse sistema foi nomeado de comunismo. Segundo Marx e Engels o comunismo só seria alcançado se os operários formassem sindicatos e movimentos políticos com o objetivo de formarem uma grande organização denominada Primeira Internacional Comunista com o objetivo de ajudar as lutas dos trabalhadores no mundo inteiro. Essa organização pouco tempo durou devido ao fato de seus organizadores possuírem ideias adversas uns aos outros.
Na Rússia, houve uma tentativa de se formar um estado socialista em 1917, nesse período o país vivia em extrema pobreza e atraso, comparado com as potencias ocidentais da Europa A