viagem fantástica ao corpo humano
Quando a temperatura ambiente sobe, o organismo transpira para manter a sua temperatura dentro de parâmetros normais. Porém, se essa transpiração for excessiva o corpo pode desidratar; também pode acontecer que o mecanismo da sudação não provoque o desejável abaixamento da temperatura corporal. Neste caso, uma alta temperatura corporal e um grau excessivo de desidratação podem provocar danos irreversíveis no cérebro ou noutros órgãos, ou até conduzir á morte.
Em situações de exposição intensa e continuada ao calor, podem ocorrer perturbações no organismo, nomeadamente cãibras, esgotamento pelo calor, e golpes de calor, situações que, pela sua gravidade, podem implicar o recurso a cuidados médicos de emergência.
CãIBRAS
Embora de menor gravidade que as situações seguintes, podem necessitar de tratamento médico. As cãibras originadas pelo calor manifestam-se por espasmos musculares, em especial nas pernas e no abdômen, e são acompanhadas de forte transpiração.
Geralmente aparecem em pessoas que transpiram muito com o exercício físico intenso, mas também podem surgir com o calor. As cãibras são mais perigosas nas pessoas com problemas cardíacos ou com dietas com pouco sal. o que fazer quando ocorrerem cãibras
Parar o exercício
Procurar um local fresco e calmo
Beber sumos de fruta natural sem açúcar ou bebidas com minerais (bebidas dos desportistas)
Procurar o médico se as cãibras não passarem ao fim de uma hora
ESGOTAMENTO DEVIDO AO CALOR
Esta situação é devida á perda excessiva de líquidos e sal através da transpiração. á uma situação grave em pessoas idosas e pessoas com hipertensão arterial.
Os sinais e sintomas mais freqüentes no esgotamento pelo calor são: forte transpiração, palidez, cãibras musculares, cansaço e fraqueza, dor de cabeça, náuseas (enjôos), vômitos, desmaio, pele fria e úmida, pulso fraco e rápido, e respiração rápida e superficial. o que fazer em caso de esgotamento pelo calor
Se os