Distúrbios sexuais
Hipotálamo: Tem um papel preponderante como coordenador das manifestações periféricas das emoções. Desperta uma sensação de prazer, o que sugere sua participação também no componente central, subjetivo, da emoção. Amígdala: É fundamental para a auto-preservação, por ser o centro identificador do perigo, gerando medo e ansiedade. Trata-se de uma região de percepção comportamental que opera em nível inconsciente.
Núcleo Acumbente: Controla a liberação da dopamina; É uma estrutura cerebral ligada à sensação do prazer. É pertencente ao sistema meso límbico dopaminérgico.
Área Tagmentar Ventral: Responsável por liberar a dopamina (precursora natural da adrenalina e a noradrenalina) A descarga espontânea ou a estimulação elétrica dos neurônios desta última região produzem sensações de prazer, algumas delas similares ao orgasmo.É um grupo de neurônios localizados em uma parte do tronco cerebral.
Cerebelo: Coordena os movimentos do corpo para manter seu equilíbrio. Regula o tônus muscular, que é o estado de semi-contração que os músculos se encontram, para entrarem imediatamente em movimento, sempre que for necessário.
Glândula Pituitária (ou Hipófise): Libera beta-endorfinas, que diminuem a dor; ocitocina, que aumenta os sentimentos de confiança, e vasopressina, que aumenta a ligação. A hipófise é uma glândula que produz numerosos e importantes hormônios. É fisiologicamente divisível em duas partes: lobo anterior (adenoipófise) e lobo posterior (neuroipófise). A adenoipófise possui origem de células epiteliais, enquanto neuroipófise possui origem nervosa, entre essas duas porções existe uma zona pouco vascularizada chamada de parte intermedia.
Hipófise: É responsável pela regulação da atividade de outras glândulas e de várias funções do organismo como o crescimento e secreção do leite através das mamas.
Controle de hormônios:
O comportamento sexual e reprodutivo é regulado