DISTÚRBIOS IMUNOLÓGICOS
1- Resposta imune inata nasce com o indivíduo e protege o organismo contra agentes patogênicos específicos e toxinas, desde o nascimento, já a adaptativa ela é adquirida. Suas funções é de proteger organismo invasores, eles diferem de várias maneiras. O sistema imune adaptativo requer algum tempo para reagir contra um organismo invasor, enquanto que o sistema imune inato inclui sistemas de defesa que, em sua maior parte, estão constitutivamente presentes e prontos para serem mobilizados em uma infecção.
2- Adaptativa humoral: Produção de proteínas chamadas anticorpos, que tem a capacidade de atacar e neutralizar o agente invasor.
Adaptativa celular: Sensibilização de determinados tipos de linfócitos, contra um agente específico. Estes linfócitos tornam-se capazes de se fixar ao agente estranho e destruí-lo.
As moléculas MHC de classe I ligam peptídeos derivados de proteínas citosólicas degradadas pelo proteassoma. Esses peptídeos produzidos no citoplasma são transportados por uma proteína transportadora de peptídeos denominada TAP para o lúmen do retículo endoplasmático, onde se ligarão às moléculas MHC de classe I. O complexo peptídeo:MHC de classe I é transportado para a superfície celular, onde será reconhecido por células T CD8, as quais são ativadas a matarem essas células que apresentam patógenos intracelulares.
3- As moléculas MHC de classe II apresentam peptídeos derivados de proteínas extracelulares em vesículas intracelulares acidificadas. As moléculas MHC de classe II recém-sintetizadas associam-se à uma cadeia invariável (Ii) e são dirigidas do retículo endoplasmático para as vesículas endocíticas, onde ocorre a liberação dessa cadeia invariável e o carregamento de peptídeos derivados das proteínas extracelulares. O complexo peptídeo:MHC de classe II é transportado para a superfície celular onde é reconhecido por células T CD4, que são especializadas em ativar outras células do sistema