Distribuicao de frequenca
Os dados coletados através de observações são o material básico com que o pesquisador trabalha. As observações poder ser, por exemplo, os dados pessoais de um grupo de acadêmicos, produtividade, a velocidade de processamento de um computador, a resistência de um indivíduo a determinada doença, a variedade de cores de uma flor, sexo do primeiro filho de um casal, a satisfação dos acadêmicos com o curso que estão fazendo, a opinião dos estudantes quando à didática do professor e muitas outras mais. Feita a coleta de material, é necessário organizar os dados de tal forma que facilite sua leitura e descrição. A organização dos dados em tabelas é chamada distribuição de frequência.
- Distribuição de frequência: É um tipo de tabela que condensa uma coleção de dados conforme as frequências ( repetições de seus valores).
- Tabela primitiva ou dados brutos: Os dados brutos coletados em campo e trazidos para o local de análise na forma como foram coletadas são denominadas dados brutos. Normalmente este tipo de dados traz pouca ou nenhuma informação ao pesquisador. É necessário então organizá-los para aumentar sua capacidade de informação.
Exemplo: Observe as notas em estatísticas no ano de 2012, 1° semestre: 8, 2, 5, 6, 5, 6, 5, 4, 3, 7, 5, 6, 5, 4, 7, 2, 5, 4, 6, 5, 3, 6, 5, 4, 2, 5, 3, 6.
É difícil formarmos uma ideia exata do comportamento do grupo como um todo, a partir de dados não ordenados. Alguns cálculos estatísticos só são corretos se os dados estiverem organizados em rol.
Rol: 2, 2, 2, 3, 3, 3, 4, 4, 4, 4, 5, 5, 5, 5, 5, 5, 5, 5, 5, 6, 6, 6, 6, 6, 6, 7, 7, 8.
Além desta primeira organização dos dados, podemos ainda agrupá-los em classes de acordo com a frequência, diminuindo, assim, a relação de dados e, ao mesmo tempo, ampliando sua capacidade de informação.
Distribuindo então, os dados em classes, contando-se o número de indivíduos contido em cada classe, obtém-se a frequência da classe. A disposição tabular dos