Distimia
DISTIMIA
A Distimia é um transtorno afetivo de personalidade. É um modo de sentir e perceber a realidade de uma maneira melancólica e negativa, sendo que, o estado depressivo é a tônica dessa forma de ser, porém ocorrendo de uma forma crônica, com a persistência de tristeza por longo tempo.
Os pacientes com distimia relatam que não se lembram de períodos nos quais não se sentiram deprimidos, no entanto conseguem levar a vida de maneira relativamente normal. Todavia, os sintomas costumam ser graves o suficiente para causar estresse e interferir com importantes responsabilidades do dia-a-dia.
DIAGNÓSTICO E SINTOMAS
Para o diagnóstico da distimia é preciso que durante a fase de dois anos o paciente não ter passado por um período superior a dois meses sem os sintomas depressivos. Para preencher o diagnóstico, os pacientes além do sentimento de tristeza ou de desânimo prolongado precisam apresentar, alguns dos seguintes sintomas: * Humor deprimido; * Sensação de desamparo; sensação de desamparo; * Dificuldade de concentração e para tomada de decisões; * Baixa auto-estima; * Baixo nível de energia; fadiga; * Problemas de sono; * Alterações do apetite; * Sentimento de falta de esperança.
Existem sintomas de distimia que são mais súbitos, podendo ser mais comuns. As pessoas que sofrem desse distúrbio freqüentemente evitam eventos sociais, e apresentam desempenho abaixo de sua capacidade, tanto no trabalho quanto na escola. Eles freqüentemente apresentam dificuldade na realização de atividades diárias de risco, como convidar alguém para sair