Dissertação
As leis da mecânica e da gravitação universal são um marco do desenvolvimento da ciência, que decorreu por um longo período, possuindo fortes influências históricas na formulação dos conceitos estabelecidos atualmente, confrontadas e repercutidas de uma maneira a fomentar o desenvolvimento do pensamento humano.
A ciência moderna é marcada pela busca da compreensão da natureza, tentando explicar suas leis através de observações dos padrões existentes nos fenômenos naturais. A pesquisa científica preocupa-se em estabelecer tais leis e padrões em uma linguagem matemática, que promova resultados precisos e condizentes com as observações das experiências. Assim, tem-se a tentativa em explicar o funcionamento dos fenômenos que ocorrem e estabelecer expressões matemáticas que condizem com os resultados das experiências.
Dentro dessa busca de tentar compreender os fenômenos naturais, é normal defrontar com as questões que envolvem a cosmologia. As respostas de como funciona os corpos que estão do céu sempre foram objetivos de filósofos e estudiosos. Essas respostas refletiam as questões culturais que a sociedade vivenciava em determinados períodos.
Ainda hoje, a ciência moderna não sabe responder categoricamente à questão se as suas teorias explicam ou descrevem a natureza. Aliás, é possível que esse debate nunca venha a ser resolvido. No que diz respeito à cosmologia, a necessidade de preocuparmo-nos com o estatuto epistemológico