Dissertação
―Fernando Pessoa
Segundo Fernando Pessoa, sonhar é importante, mas não é o bastante. É preciso muito mais que apenas imaginar ou planejar, é necessário que partamos em direção ao que tanto desejamos.
Tomemos por exemplo, a história de Nelson Mandela, um dos grandes exemplos da história contemporânea de visão, coragem e liderança. Haja vista, que este não foi um homem que passou a vida apenas cultivando sonhos, ao contrário, ousou sonhar, e lutar para conquistar a liberdade para a África do Sul.
Nascido numa família de nobreza tribal, numa pequena aldeia do interior Sul-africano, nunca se deixou levar pelas circunstancias apresentadas pela realidade. Perdeu o pai repentinamente quando criança, e foi criado por parentes, que lhe deram a oportunidade de passar pelas melhores instituições de ensino da época, tornando-se num bem educado rapaz. Ainda muito jovem decidiu que não seria apenas um sonhador, mas também um conquistador. Empenhou-se em lutar contra a injustiça e desigualdade. Formou-se em Direito e atuou como dirigente da liga juvenil do Congresso Nacional Africano.
Mandela destacou-se como um líder revolucionário, pois acreditou severamente em seus ideais movendo-se contra um sistema. Mas foi considerado também como um rebelde, pois quebrou regras e enfrentou avidamente diversas autoridades. Passou alguns anos preso por tentar de diversas formas (as mais inusitadas) a realização de seus sonhos. Em 1964 foi condenado a prisão perpetua, durante os 27 anos que esteve preso sua influencia já crescera tanto, que agora o povo clamava por sua liberdade. Em 1985, não aceitou a liberdade condicional em troca de não incentivar a luta armada. Provando que não estava disposto a negociar seus sonhos. Mandela continuou na prisão até fevereiro de 1990, quando a campanha do CNA e a pressão internacional conseguiram que ele fosse libertado, aos 72 anos.