Dissertação
O filme é baseado em uma história real e narra a trajetória da vida de Chris Gardner, americano, casado, e pai de um menino. Chris é homem simples e batalhador, desempregado passa por dificuldades financeiras, após investir todo dinheiro da poupança em aparelhos médicos. O que seria um bom investimento tornou-se um grande transtorno em sua vida dando rumo à situações que ele nunca imaginaria passar.
Conseguiu vender boa parte dos aparelhos (ao mesmo tempo sonhava em trabalhar como corretor da Bolsa de Seguros), mas as vendas não eram o suficiente para conseguir manter as contas em dia, e com o passar dos dias tornou-se mais difícil vendê-los. Por este motivo, sua esposa cobrava uma atitude para que eles saíssem daquela situação, ela queria que ele admitisse que não fizeram um bom negócio e que ele teria que pensar em trabalhar (como ela trabalhava), mas Chris era muito teimoso. Esta situação fez com ela abrisse mão do casamento e do próprio filho por não suportar a teimosia dele, aos olhos dela Chris não tinha nenhuma moral no que diz respeito a vida à dois, pois o que ela dizia parecia não ter importância para ele, somente o que ele pensava.
Após ser abandonado pela esposa Chris continuou tentando vender os aparelhos e ao mesmo tempo sonhando em ser corretor. Ele parava seu carro em locais proibidos, por este motivo era sempre multado. Achava que não tinha outra maneira senão acumular multas para depois pagá-las, mas não contava em ser preso. Chris acreditou que compensaria o transtorno, desde que percorresse o maior número de hospitais e fizesse suas vendas. Não foi ético ao pensar desta forma, pois achou que estaria levando vantagem quebrando as regras de trânsito só por um instante.Chris chegou ao fundo do poço, sem dinheiro e sem um teto para colocar seu filho, teve que correr por albergues disputando cama e comida com outros necessitados, mesmo