Dissertação sobre relações de trabalho, suserania e vassalagem
DISSERTAÇÃO SOBRE RELAÇÕES DE TRABALHO NO FEUDALISMO, SUSERANIA E VASSALAGEM
ALUNO:
TIAGO MARQUES MACÊDO
Durante a Idade Média após períodos de guerra se definiam os novos donos das terras conquistadas, e como os comandantes de guerra tinham importância hierárquica na guerra, exigiam ao conquistador uma parte dessa terra, tendo assim em suas mãos o direito adquirido por armas àquela porção de terra concedida, no caso pelo suserano, um comandante maior. Como os pobres que não tinham em mãos os recursos bélicos para sua defesa necessitavam de se manter, se submetiam a troca de favores entre senhor do feudo (dono da terra) e servos.Tendo que pagar impostos ao senhor do feudo de tudo o que produzia das sua terra (arrendada ao senhor), além de ter de trabalhar nas terras do senhor, pagar pelo uso da terra, se tornava penoso trabalhar se manter nessas terras.
Em troca porém, ele (o servo) teria a proteção do castelo do feudo, em que os soldados daquele comandante militar suserano (maior) ou vassalo (menor) tinha, conseguiria viver numa sociedade onde não aceitaria em que vivesse de outra forma, já que propriedade de uma terra exigia preparo militar, além de trabalho para ser mantida.
O feudalismo nada mais era que uma sociedade hierarquizada, moldada de acordo com o poderio militar. Os que ficavam em condição de mandar sobre os bens de produção, controlando o uso da terra teriam que conseguir se manter militarmente, ou comandando uma região de feudos, para evitar ter destruído seu domínio de terras, ou se submetendo a um senhor feudal maior (suserano), que lhe concederia a proteção militar durante os ataques em troca do serviço militar do vassalo (senhor feudal de menor poderio bélico) quando fosse solicitado lutar em guerras, quando fosse considerado considerado necessário. Há uma troca direta de favores, mas para a