Disserta o
Allane Prazeres Costa
PRINCIPIOS CONTÁBEIS X CONTABILIDADE FISCAL.
Em um mundo altamente competitivo, a contabilidade exerce papel imprescritível para a sobrevivência dessas organizações, tendo em consideração que a mesma é capaz de fornecer informações minuciosa que auxilia o gestor na tomada de decisão. Entretanto, nem sempre a contabilidade é vista como uma ferramenta gerencial, mas sim utilizada para cumprir exigências legais e fiscais.
Exemplo disso, é o fato que a maioria dos gestores das organizações se mostram desinteressados em conhecer e analisar os relatórios fornecidos pela contabilidade, e se preocupam apenas em atender legislações comerciais, previdenciárias e legais. Mas, sabe-se que é através dos dados contábeis que são gerados os relatórios financeiros que auxilia os empresários na tomada de
Decisão, e no processo de gestão, planejamento, execução e controle.
Diante disso, pode-se dizer que esta limitação da contabilidade voltada para questões legais e fiscais, não se deve por causa de como são colocadas as normas e princípios que norteiam a atuação da contabilidade, pois como ciência social ela vai além de fornecer informações para a melhor alocação dos recursos econômicos, mas sim de promover o bem-estar social de todos os seus usuários: entidade, os investidores, os fornecedores, os empregados, o governo, entre outros.
Pode-se dizer, portanto, que a restrição legal da contabilidade se deve pela falta de sua visibilidade social. Por isso, cabe ao profissional e estudantes da área demonstrar para a sociedade e para o empresário que esta ciência fornece informações minuciosa desde a origem e aplicação dos recursos até análise do valor agregado das atividades realizadas pelas organizações. Sendo assim, os dados contábeis podem ser vistos muito mais que uma exigência legal, mas também, e talvez mais importante, como ferramenta para gestão empresarial.
Diante do que foi exposto, frisa-se que a contabilidade pode ser