Dispositivos Ôhmicos e não Ôhmicos
Graduação em Engenharia Mecânica
MIQUELINO ALVES DE OLIVEIRA
Contagem
2013
MIQUELINO ALVES DE OLIVEIRA
Laboratório de Física llI – Relatório de Prática Experimental
Dispositivos Ôhmicos e não Ôhmicos
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação de disciplina Laboratório de Física Ill, no curso de Engenharia Mecânica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Contagem
2013
“...A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original.”
(Albert Einstein)
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
5. REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
Ao submeter um componente de u circuito elétrico a uma diferença de potencial(V),aparece nele uma corrente(I).A resistência elétrica R desse elemento e definida como o quociente entre a diferença de potencial aplicada e a corrente resultante.
R=V/I
O comportamento e uma função de V depende das características do componente elétrico.Quando a relação V/I é constante para qualquer valor de V,o elemento e chamado de resistor linear.Essa situação corresponde a lei de Ohm,segundo a qual a corrente em um resistor é diretamente proporcional á diferença de potencial,ou tensão elétrica,aplicada nele.Os resistores lineares são,também,chamados de resistores ôhmicos.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Objetivo Geral *Verificar a dependência da corrente elétrica I que circula em um resistor de resistência R,em uma lâmpada de incandescência e em um diodo semicondutor de silício com o campo elétrico e aplicado a esses dispositivos. *Obter a curva V x I para o resistor de resistência elétrica R.Fazer a regressão linear do gráfico obtido,determinar o valor de R e comparar com o valor nominal fornecido pelo fabricante. *Obter a curva característica V x I para a