Dispositivos Ohmicos e Nao Ohmicos
objetivos
1) Verificar a dependência da corrente elétrica I que circula em um resistor de resistência R, em uma lâmpada de incandescência e em um diodo semicondutor de silício com o campo elétrico E aplicado a esses dispositivos. Cria-se o campo elétrico E nos dispositivos quando eles são ligados a uma fonte de tensão CC e submetidos a uma tensão elétrica V.
2) Obter a curva característica V x I para o resistor de resistência elétrica R. Utilizando o ajuste por regressão linear do gráfico obtido, determinar o valor de R e comparar com o valor nominal fornecido pelo fabricante.
3) Obter a curva característica V x I para a lâmpada de incandescência. Fazer o ajuste parabólico para o gráfico obtido. Verificar que o desvio da lei de Ohm (curva característica V x I linear) para a lâmpada de incandescência deve-se ao aumento da temperatura T do filamento metálico devido ao efeito Joule.
4) Obter a curva característica I x V para o diodo semicondutor de silício. Fazer o ajuste de crescimento exponencial da corrente elétrica em função da tensão V, .
5) Através da comparação do ajuste de regressão linear do gráfico ln I x V com a equação teórica o diodo semicondutor de silício , determinar a constante de Boltzmann .
Introdução
1) Dispositivos Ôhmicos
Os resistores são os dispositivos de dois terminais projetados para funcionarem em um circuito elétrico de acordo com a lei de ohm, ou seja, ser linear a relação funcional entre a tensão elétrica V medida entre os seus terminais e a corrente elétrica I que circula através dele:
(1.1)
A tensão elétrica é a diferença de potencial entre o terminal 2 e o terminal 1 do resistor. Se , a tensão elétrica é positiva. Caso contrário a tensão elétrica é negativa. Observe da Eq. (1.1) que independentemente da tensão elétrica ser positiva ou negativa, a corrente I deve ter o mesmo valor. Apenas o sinal é alterado. Portanto, além da